A Origem dos Cães

 

A Origem dos Cães

Os cães estão entre os animais  mais conhecidos e mais adorados. Provavelmente você que está lendo esse poste, tem, teve ou sonha em ter um. Mas como surgiu essa relação entre humanos e cães? 
Nem sempre eles foram animais de estimação. Estima-se que os cães tenham surgido há cerca de 15 mil anos. Algumas pesquisas indicam  que foi na Europa e outras na Ásia. Mas, uma pesquisa mais recente afirma que isso  aconteceu nos dois continentes, ao mesmo tempo. 
O cão mais antigo que se conhece é o  Hesperocyon, chamados de cão do ocidente. Dele surgiu o Eucyon que originou  diversos animais, entre eles os lobos e um ancestral dos cães domésticos. De forma lenta e gradual, esses animais começaram se aproximar dos humanos para  se alimentar de sobras das caçadas, um jeito bem mais fácil de conseguir comida. O ser humano começa a perceber que tê-los por perto garantia uma certa proteção. E essa  relação de ajuda mútua vai sendo mantida. Quando o ser humano deixa de ser caçador/coletor  e torna-se sedentário, começa a plantar e criar animais para
consumo, e com isso os cães mudam  de função e passam a ajudar no pastoreio. Percebendo isso, os humanos começam então  a fazer uma seleção dos cães mais fortes, menos agressivos, mais fáceis de  domesticar, com melhor interação. Começa então o desenvolvimento de  diferentes raças. Cada uma com um propósito. Oficialmente existem 344 raças, de acordo  com a Federação Internacional de Cinologia. 




Comentários